sábado, 31 de outubro de 2009

Cacau em Pó


edição de fevereiro de 2007 do Journal of Agricultural and Food Chemistry traz notícias muito boas sobre as propriedades do cacau. O autor do trabalho demonstrou que uma substância presente no cacau, chamada n-cafeoildopamina, possui propriedades antiinflamatórias semelhantes às das drogas antiinflamatórias mais modernas.
Essa substância confere ao cacau um poder inibitório sobre as Ciclooxigenases 1 e 2 (COX-1 e COX-2).
.
Sabemos que os antiinflamatórios contemporâneos (caríssimos!), que possuem essa mesma propriedade, têm o inconveniente potencial de provocar doenças no coração. O mesmo não acontece com o cacau, uma vez que este possui uma série de outras substâncias com propriedades protetoras do coração, mais do que comprovadas em publicações científicas.
Infelizmente, na nossa cultura influenciada, em quase 100%, pela indústria farmacêutica, descobertas como esta não refletem numa iniciativa dos profissionais de saúde em encorajar o uso sistemático do cacau por tantas pessoas que poderiam se beneficiar de sua atividade antiinflamatória.
.
Pior ainda: o desconhecimento é tão generalizado, que a maioria das pessoas pensa que todo e qualquer chocolate contém quantidades siginificativas de cacau. O que não é o caso para a maioria dos chocolates disponíveis no Brasil. Fica muito mais barato fazer um chocolate repleto de aromatizantes, emulsificantes, conservantes, corantes, óleo de soja e açúcar, açúcar e mais açúcar. O que se vê, conseqüentemente, no dia-a-dia, são milhões de pessoas com uma série de problemas de saúde (inclusive enxaqueca, problemas hormonais e acne) associados ao consumo do chocolate, um alimento que poderia ser muito saudável.
.
Rico em Flavonóides, uma substância funcional com grande atividade antioxidante. O cacau puro contém 5 vezes mais antioxidante que o chocolate ao leite e 2 vezes mais que o chocolate amargo. Ajuda na redução da absorção intestinal de colesterol e aumenta sua excreção,portanto, tendo um efeito hipocolesterolêmico.
O cacau em pó é rico em Polifenóis que auxiliam na redução do LDL-c (colesterol ruim).
.
Fonte: enxaqueca.com.br, Blog Palavras Nutritivas,

Um comentário:

  1. Em caso de aquecimento de cacau em pó, seja em preparações, ou mesmo leite quente, alguma dessas propriedades podem ser perdidas?

    ResponderExcluir