sábado, 31 de outubro de 2009

Gelatina em Pó

A gelatina é uma substância translúcida, incolor ou amarelada, praticamente insípida e inodora, que se pode obter fervendo certos produtos animais, como ossos, pele e outras partes com tecido conectivo. É muito utilizada em alimentos, medicina e certas indústrias.
.
É uma proteína derivada da hidrólise parcial do colágeno, em que as ligações moleculares naturais entre fibras separadas de colagénio são quebradas, permitindo o seu rearranjo. A gelatina funde com o calor e solidifica quando o calor cessa. Misturada com água a gelatina forma um gel coloidal.
Exemplos de alimentos com gelatina são as sobremesas de gelatina, o aspic, as gomas. A gelatina pode também ser usada como estabilizante ou espessante de sorvete, geléia, iogurte, queijo, margarina, etc.
.
Propriedades da gelatina trazem benefícios ao corpo:
Proteger as articulações e os ossos, restaurar a vitalidade da pele e dos cabelos e ainda melhorar a flacidez corporal.
.
Tudo isso são propriedades que alguns nutricionistas vêm atribuindo à gelatina.A ingestão de apenas dez gramas da substância por dia, na forma hidrolisada, seria capaz de promover vários benefícios para a saúde e a beleza.
.
Produzida a partir de proteína animal, especialmente do boi, a gelatina fornece nove dos dez aminoácidos essenciais ao corpo humano.
.
É rica, principalmente, em aminoácidos que dão origem ao colágeno, substância que constitui as fibras do tecido conjuntivo."Cerca de 30% do nosso corpo é formado pelo colágeno", afirma a nutróloga Tamara Mazaracki, do Rio de Janeiro, que defende o uso da gelatina como suplemento alimentar importante.
Ela lembra que o colágeno está presente numa camada situada debaixo da pele e que, dessa forma, ajuda a manter a firmeza dos tecidos.
.
"Quanto mais colágeno, mais firme é a pele", explica a nutróloga.
A substância também está presente nos ossos e nas articulações, por isso é recomendada para pessoas que sofrem de artrose e osteoporose. "As pessoas sabem que precisam ingerir cálcio para proteger os ossos, mas necessitam também do colágeno, que é onde o cálcio vai se fixar", informa Tamara."
.
O tratamento da osteoporose é multidisciplinar, mas a gelatina pode ser usada para melhorar o quadro", diz a especialista. Ela garante que o colágeno pode ajudar também a recuperar a vida dos cabelos e fortalecer as unhas, além de ajudar nos programas de emagrecimento, por proporcionar uma sensação de saciedade.
Esses benefícios, porém, não seriam obtidos com a gelatina comum, vendida em supermercado. "Um pacotinho daquele tem apenas cerca de dois gramas de colágeno, enquanto o ideal é consumir cerca de dez gramas por dia", explica.
.
A gelatina recomendada por ela é a vendida como suplemento alimentar, na dose de uma colher de sopa por dia. Os resultados seriam percebidos somente após cerca de três meses de uso contínuo.
Para a prevenção da osteoporose, seria necessário usar uma dose maior.
.
Tamara diz que, como se trata de um alimento rico em nutrientes, a gelatina não apresenta contra-indicação.
Controvérsias - Nem todos os especialistas mostram tanto entusiasmo, porém, com o consumo da gelatina como suplemento. "É um alimento de alto valor biológico, mas ainda não existe uma comprovação científica de todos os efeitos", comenta a nutricionista Iramaia Oliveira, de Salvador.
.
"Existe uma controvérsia muito grande por falta de estudos mais amplos. Nós somos ainda céticos em relação a todas essas propriedades", adverte.Ela ressalta, no entanto, que realmente existem algumas pesquisas apontando benefícios da gelatina para grupos específicos, como atletas. Iramaia lembra ainda que muita gente costuma confundir o ágar-ágar, substância de origem vegetal, como a gelatina, que é de origem animal. "O ágar-ágar é usada para regulação intestinal, enquanto a gelatina é que contém aminoácidos essenciais".

Fonte: Wikipédia, Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário