sábado, 31 de outubro de 2009

Leite de Soja


O leite de soja é uma bebida feita a partir do feijão de soja. É uma ótima alternativa ao leite de vaca e uma boa fonte de proteínas. É de fácil digestão, não contém colesterol e tem menos gordura que o leite de vaca.

.
Para preparar esta bebida, os feijões de soja devem ser demolhados em água e depois moídos. Posteriormente, a massa formada deve ser cozida (para destruir toxinas que impossibilitam a absorção de proteínas). O filtrado obtido é o leite de soja.
Existe já empacotado, mas por um baixo preço pode confeccionar-se em casa, sendo que o modo mais fácil, econômico e rápido é usar uma máquina de leite de soja, chamada de vaca mecânica. Pode ser consumido puro ou de forma aromatizada com chocolate, baunilha, morango, frutos silvestres etc.

.
Tem ainda um baixo teor de glúcidos (açúcares), e não possui lactose (o açúcar natural do leite). É ainda rico em fitoquímicos, em especial as isoflavonas, que parecem estar implicados na luta contra o cancro devido aos seus efeitos antiestrogénicos.
Para os vegetarianos que eliminaram também os produtos lácteos, esta bebida pode assumir um papel de extrema importância, pela qualidade das suas proteínas. É também uma bebida alternativa para aqueles que são intolerantes à lactose.
Fonte: Wikipédia
Foto: Celeiro Alimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário